segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Tudo na vida tem um preço...inclusive o silêncio.

A Bíblia diz que existe um tempo para tudo debaixo do céu... tempo de estar calado e tempo de falar... o problema é que a gente inverte isso...nós gostamos de dizer: tempo de falar e tempo de estar calado. Se analisarmos bem, veremos que a ordem dos fatores, nesta questão, altera o produto.

Meus pais sempre falaram: "boca calada não entra mosca". Ah...também sempre disseram: "quem fala demais dá bom dia ao cavalo". Hum...pais...pais...pais...sempre certos...
Se ditados populares não são dignos de confiança, ei-lo: vamos a mais um versículo biblico..." no muito falar não falta transgressão."

Falar demais é um problema...quem fala muito "joga pérola aos porcos". Quem fala muito geralmente confia demais em quem está ouvindo. Quem fala muito se expõe demais. O perigo é falar demais com quem não deve...o problema é que só descobrimos que não deve depois de um longo tempo. Depois que "a porca já torceu o rabo" e que "o gato de noite mostrou que também era pardo." Aí "a vaca foi pro brejo" porque você já falou demais e não dá pra voltar atrás e não adianta "chorar em cima de leite derramado."

A boca fala do que está cheio o coração...e quem fala demais geralmente tem coração obeso. Muito, muito gordo de confiança, de julgamento errado, de se deixar levar...e por aí vai. E ainda existe outro problema....quem geralmente fala demais ouve de menos! Lá dentro, bem no fundinho sabe que tem que ficar quieto mais a língua não cabe dentro da boca! É capaz de ficar sufocado com o tamanho dela...aí...bummmm....tem que falar pra poder respirar. Tem macroglossia que é o nome científico de quem sofre desse mal. Macroglossia, vulgo, língua grande. Eu penso que o coração é obeso, já que a boca fala do que está cheio nele, aí ele empurra a língua pra fora e ela fica enorme. É por isso que a Bíblia fala pra guardar o coração. Só tem um jeito de fazer isso. Tem que fazer regime de língua pra emagrecer o coração e , com isso, colocar a língua no seu devido lugar.

É claro que tem um preço. Quem já fez ou faz regime sabe como é. É péssimo deixar de comer o que se gosta e comer o que precisa ...mas....se ganha em números a menos no manequim, no colesterol, na taxa de glicose... e por aí vai. Fazer regime de língua também é péssimo. O bom é falar pelos cotovelos. Aliás...eu fico pensando que quem fala muito, fala tanto , que gesticula tanto que os cotovelos também falam.

Fazer regime de língua é aprender a calar primeiro e depois falar....se precisar.
Fazer regime de língua é observar mais e falar somente quando se tem certeza e com quem ao ouvir não vai usar aquilo contra você.
Fazer regime de língua é aprender que, muitos gostam de rir com o que você fala mas jamais vão levar à sério o que você diz quando está falando sério.
Fazer regime de língua é aprender que falar aquilo que se quer implica em ouvir aquilo que não quer.
Fazer regime de língua é aprender a ouvir Deus. Ele só fala quando a gente se cala.
Fazer regime de língua é proteção. Falar muito é confusão.

Tudo na vida tem um preço. O preço de aprender a calar é altíssimo, é doloroso, é muito, muito doloroso e só quem precisa calar sabe o que é isso. Porém, ao calar, se ganha em sabedoria...quem aprende a ficar calado aprende a observar mais e a saber em quem confiar. Aprende que o silêncio muitas vezes fala mais alto que um grito.